quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Enquanto isso...


o pessoal da Educação Física da UFRGS luta por paridade, conforme manifesto abaixo:

(discutam nas suas entidades para fortalecermos a luta dos companheiros da ESEF/UFRGS!)


MANIFESTO PELA PARIDADE

Às vésperas das eleições no Brasil, onde 35 milhões de jovens devem ir as urnas e seu voto terá o mesmo peso e poder de decisão do que de qualquer outra pessoa do Brasil, sendo ela deputada, médico, presidente ou até mesmo professor universitário, os professores da Escola de Educação Física (ESEF) da UFRGS, referendados por uma portaria da direção, nomeiam 3 professores para construir o novo currículo. Na portaria 005 de 2010 a direção afirma que a representação dos estudantes não aceitou o convite para participar da comissão. A direção omite, no entanto, em sua portaria, o fato de que foram esgotadas todas as tentativas de negociação e a direção não aceitou, de forma alguma, uma comissão paritária, com o mesmo número de professores e estudantes. Nós que abaixo assinamos esse manifesto, repudiamos a atitude anti-democrática dos professores da ESEF e principalmente da direção da ESEF que emite a portaria e omite os reais motivos da não participação do estudantes.


Segundo programa votado no CNE, a Anel se coloca a favor de:

"Eleições diretas e paritárias para Reitor e todos as instâncias das Universidades! Fim da lista tríplice! Paridade nos órgãos colegiados Já!"

Provavelmente a entidade assinará o manifesto. :)


--


(e por falar em falta de democracia nas Universidades...)

não muito distante da UFRGS...

Estudantes ocupam reitoria da UFCSPA!

70 estudantes de Medicina ocuparam hoje (6), desde as 16h, a Reitoria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A principal reivindicação é um novo espaço para o centro acadêmico, demolido pela direção da Reitoria para a construção de um prédio no início deste ano.
O grupo está alojado o quinto andar do prédio principal da faculdade de forma pacífica, de acordo com o estudante de Medicina Rodrigo Ferrari Zeni "Tínhamos um espaço de 100 metros quadrados no prédio antigo, demolido no início deste ano. Agora, a sala provisória tem dois metros quadrados. Queremos um local adequado para nossas atividades", afirma.

(Notícia aqui.)


"Neste momento solicitam-se moções de apoio e divulgação em relação a esse fato absurdo que encontraram na UFCSPA: a falta do direito concreto de o movimento estudantil se organizar em uma sede!!!
Vamos mostrar nacionalmente que não há espaço para esse tipo de atitude que remonta os tempos da ditadura militar!"


Nas ruas, nas praças, quem disse que sumiu?


Um comentário:

  1. do site
    http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3034291.xml

    "Estudantes desocupam reitoria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
    Protesto era por instalação um centro acadêmico para o curso de medicina

    Mais de cem estudantes que ocupavam desde o início da semana a reitoria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) deixaram o local na tarde desta quinta-feira. Representantes do movimento foram recebidos pelo vice-reitor Cláudio Augusto Marroni.

    O protesto terminou após garantia da reitoria de instalação de espaços para os centros acadêmicos dos cursos da faculdade no novo prédio que está sendo contruído."

    :)

    ResponderExcluir