sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Campanha pela Qualidade de Ensino na UFC


Abaixo vai a proposta inicial de texto que foi produzida com o intuito de dar um pontapé na Campanha aqui pela UFC.
A idéia é que no próximo CEB, a se realizar na terça, avancemos no sentido de apresentar a Campanha para mais gente, pra dai tirarmos ações nos cursos!

--


Quero me formar; Professor efetivo JÁ!

No início deste semestre, os estudantes recém-ingressos no curso de Geografia se depararam com a falta de professores para três disciplinas das cinco que deveriam cursar. No curso de História, a disciplina História Antiga 2, depois de algum tempo sem ser ofertada por falta de professor, passou de disciplina obrigatória para optativa. E continuou sem ser ofertada. No curso de Pedagogia, os estudantes do noturno não têm as mesmas condições de concorrer a projetos de pesquisa que os do diurno, visto que precisariam fazer optativas que só são ofertadas pelo dia (momento em que muitos trabalham). Em vários cursos, disciplinas são ofertadas semestre sim, semestre não.

Infelizmente o problema da falta de professores não se dá só nesses cursos, mas na UFC de um modo geral, fazendo com que muitos estudantes não tenham/concluam seu curso com qualidade. Interligado a esse problema está a contratação de professores substitutos, que trabalham em condições mais precárias que os efetivos, com menores salários, sendo sobrecarregados, “tapando buracos” e não podendo se voltar para pesquisa e extensão.

No VI Congresso de Estudantes da UFC (CEUFC) -que aconteceu no final de agosto e teve a participação de cerca de 800 estudantes- aconteceram diversos espaços de discussão, nos quais se debateu sobre como anda a UFC. Constatou-se que os estudantes vivem uma série de dificuldades, desde questões estruturais, passando pela falta de professores efetivos, até falta de assistência estudantil plena.

Diante disso, deliberou-se:

"O VI CEUFC SE COLOCA FAVORÁRIO À CONSTRUÇÃO, NESTE 2º SEMESTRE, DE UMA CAMPANHA PELA QUALIDADE DE ENSINO, NA QUAL SE CONTEMPLE AS LUTAS NOS CAMPI DA CAPITAL E INTERIOR PELAS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA TERMOS QUALIDADE DE ENSINO, COMO PROFESSORES EFETIVOS E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PLENA (EM SEUS DIFERENTES ASPECTOS)."

Com o objetivo de materializar a Campanha e assim potencializar essa luta, lançamos um chamamento amplo aos estudantes para discutir como a falta de professores tem se dado em cada curso e vir reivindicar um ensino de qualidade.

Basta!

Quero me formar; Professor efetivo JÁ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário