quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Cid, a UECE não pode esperar! 70 é pouco, 354 já!

 Companheiros, viemos através deste falar um pouco da situação que se encontra a Universidade Estadual do Ceará (UECE).

 Principalmente num contexto onde “nunca na história desse país a educação foi tão atacada”, como na greve dos servidores federais onde estudantes, professores e servidores de todo o Brasil, de mais de 53 universidades, lutaram contra a política educacional dos Governos Lula e Dilma, que se materializa desde 2007 com o projeto do Programa Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), que expandiu a o ensino superior público de forma irresponsável e sem verbas suficientes.

Hoje, cinco anos depois de estabelecido o decreto do REUNI, o balanço que tem temos, é a maior greve da educação superior no Brasil desde 2001.

 Mas, nos perguntamos: O que isso tem haver com nossa situação da na UECE? Hoje o governo Dilma que cortou no início do ano 55 bilhões de reais do orçamento das áreas sociais, sendo entre (2011- 2012), 5 bilhões da educação, visa expandir o REUNI para as universidades Estaduais.

 O Governo Cid Gomes, principal responsável pelos problemas da UECE, da Educação no Ceará compoe da base aliada do governo Dilma, e seguiu a mesma política cortando 1,5 milhão das verbas das universidades estaduais em 2011. Hoje a UECE sofre com falta de 354 professores efetivos, com as obras de infraestrutura que estão inacabadas como o Hospital Veterinário e o Ginásio Poliesportivo, que foram conquistas das greves passadas (2005-2008).

A pesar da vitória que tivemos com a abertura do novo R.U, nossa universidade não tem nada para comemorar. Não temos uma política de assistência estudantil que atenda a todos os estudantes e que garanta nossa permanência na universidade, sofremos com o precário acervo da biblioteca, o qual precisa de uma renovação urgente; temos poucas bolsas de iniciação científica e monitoria. Precisamos lutar para termos uma verdadeira política de permanência na universidade com o objetivo de suprir uma necessidade já existente e ainda mais com a implementação das cotas!

As poucas bolsas que temos são de trabalho que precarizam os estudantes, isentando o Governo Cid de realizar concurso para servidores efetivos, pois precisamos de mais bolsas e de reajuste para um salário mínimo.

 Por isso, a  Assembleia Nacional dos Estudantes Livre (ANEL) convocamo todas e todos os estudantes a construir no dia 8 de novembro o ato no palácio da abolição e juntos realizamos uma plenária pra decidirmos os rumos das lutas, a papel da ANEL na luta das estaduais. Agora nos dias 17 e 18 de janeiro acorrerá em Maceió-AL, a VII Assembleia nacional da ANEL, queremos debater com vocês, os rumos da educação no Brasil, a política de cotas e A luta contra as opressões.

 Pois próximo ano teremos um grande desafio que é construirmos o II congresso da ANEL que tem como objetivo preparar os estudantes para os próximos desafios que virão E tirarmos novas perspectivas para os rumos do Movimento estudantil no Brasil.

 Por isso venham conhecer a Entidade, e construir seu II Congresso. Seja também um Estudante Livre da Assembleia Nacional!

 Para denunciarmos como o governo CID Gomes vem tratando a educação. De forma precária, ditatorial e sem nenhum compromisso com a UECE. Onde a construção de um aquário de 280 milhões de reais, a Festa de inauguração do Centro de Eventos  custou 3 milhões com Plácido Domingo, e as obras da copa do mundo são prioridades, e o  que o concurso pra professor efetivo vai sair até 2015 de forma fatiada? Com  pouco mais de 70 professores para 2012, Pois queremos diz para Cid Gomes que a UECE não pode esperar pois 70 é pouco, queremos 300 já.

Chamamos a todos ao ato dia 08 de Novembro as 8:30 da manhã, concentração na UECE e ida ao palácio da abolição.
Contatos:

Le Goff - História – 8862706,
Batata – Geografia – 88548709                                   
Fernando matemática- 86625168

Nenhum comentário:

Postar um comentário