terça-feira, 4 de setembro de 2012

A luta continua, apesar da Diretoria da ADUFC.

Fortaleza, 22 de agosto de 2012. 

Tivemos hoje um caso de golpe contra a luta dos professores em greve na UFC. Quem esteve presente na Assembleia dos professores no Campus do Pici, ou que viu a notícia pelas redes sociais certamente não conseguiu se conformar. A atual diretoria da ADUFC, filiada ao PROIFES, manobrou a Assembleia de hoje e pôs fim a greve dos professores na UFC.

Há cerca de 15 dias foi feito um plebiscito da categoria, respondido por cerca de 1500  professores, que decidiu pela  continuidade da greve e contra a proposta do Governo Dilma. A assembleia de hoje deveria tratar de uma proposta que os professores apresentariam para negociação com o Governo, mas de repente a Diretoria, contrariando suas próprias afirmações de que as pautas só poderiam ser inseridas até a convocatória para a assembleia, acrescentou a pauta de encerramento da greve e logo colocou em votação a proposta de legitimidade da Assembleia para decidir sobre o encerramento da greve. Escolhendo um momento conveniente, a ADUFC passou por cima da categoria e junto a pouquíssimos professores votaram contra a luta. Depois da proposta de encerrar a greve na assembleia ganhar por 10 votos de diferença, os professores ficaram contra a manobra da Diretoria e se retiraram para não referendar a pouca vergonha desse espaço e cerca de 160 professores acabaram com a greve. Não votaram nem cariri nem Sobral.

A Diretoria da ADUFC, ligada ao PROIFES, que fechou acordo com o Governo contra os professores traiu a categoria.

Nós da ANEL achamos isso extremamente prejudicial para a construção de uma greve  unificada na UFC. Sempre defendemos a unidade entre as três categorias dentro do Comando Local de greve Estudantil.
Esse episódio nos mostra a importância de termos, desde o movimento estudantil até o movimento docente, entidades independes e democráticas, que realmente representem a vontade da maioria de seus associados. A Diretoria da ADUFC é chapa-branca do Governo, adere à política da Dilma/PT que é contra a valorização dos professores e é ligada ao PROIFES, entidade nada representativa que saiu de dentro do próprio MEC, encabeçada, entre outros, por Tarso Genro, que surgiu para dividir a organização nacional dos professores.

A ANEL é uma entidade independente, fundada, no dia 14 de junho de 2009, durante o Congresso Nacional de Estudantes. Fazemos parte da Central Sindical e popular Conlutas (CSP-Conlutas), entidade que tem espaço para o movimento estudantil e à qual está filiado o ANDES-SN, entidade histórica dos docentes. Temos total autonomia frente ao Governo, diferentemente da UNE, que virou um verdadeiro “Ministério do Movimento Estudantil”, recebendo dinheiro do governo e de empresas e comprando toda a política de sucateamento e privatização da Educação Pública.
Desde o início da greve nacional da Educação a ANEL vem dando seu esforço para a construção do Comando Nacional de Greve Estudantil, espaço que funciona de maneira semelhante à entidade que construímos, a Assembleia Nacional de Estudantes – Livre. Com delegados eleitos na base em todo o Brasil a ANEL constrói também o Comando Local de greve Estudantil da UFC. Temos cumprido um importante papel na construção da greve estudantil nacional. Devemos neste momento nos colocar em total apoio aos professores que valorizam sua carreira e que são contra essa postura que sua Diretoria nos mostra, que é um empecilho à luta docente local e nacional. Devemos reforçar a necessidade da unidade da greve para que esse processo termine não com golpes, mas com vitórias importantes para as 3 categorias da universidade Federal do Ceará.
A ANEL dá todo apoio à luta dos professores e repudia o golpe da diretoria da ADUFC!

Um comentário:

  1. -

    Convite
    Passei por aqui, para lê o seu blogue.
    Admirável. Harmonioso. Eu também estou montando um. Não tem as Cores e as Nuances do Vosso. Mas, confesso que é uma página, assim, meia que eclética. Hum... bem simples, quase Simplória. E outra vez lhe afirmo. Uma página autentica e independente. Estou lhe convidando a Visitar-me, e se possível Seguirmos juntos por Eles. Certamente estarei lá esperando por você, com o meu chapeuzinho em mãos ou na cabeça.
    Insisto que vá Visitar-me, afinal, o que vale na Vida, são os elos de Amizade.
    Deixe no comentário, o endereço do seu blogue, para facilitar, a retribuição em Segui-lo.


    www.josemariacosta.com

    ResponderExcluir