quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Proposta de Nota Sobre Restaurante Universitário para modificar ou incluir algo.

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO, o começo de uma conquista, mas que ainda está longe de ser completa!

Há anos que o M.E. da URCA vem lutando por um ensino de qualidade, para isso são necessários os requisitos básicos: BANDEJÕES, BOLSAS e MORADIAS. Desde a greve dos professores em 2007 uma das principais bandeiras levantadas pelo M.E é a construção do Restaurante Universitário, este que se concretizou no dia 9 de julho de 2010, no qual foi inaugurado.

Esta é uma grande vitória do M.E. e da ANE-L, mas uma vitória parcial, pois conquistamos o direito ao prédio, a 1200 refeições diárias, para alunos, professores e funcionários desta IES. Porém com menos de um mês de funcionamento o R.U. já vem demonstrando algumas preocupações.

Dentre elas a primeira que viemos ressaltar é a OBRIGATORIEDADE da carteirinha de estudante da universidade, que tem um custo de R$ 7,00. Quer dizer que para provarmos que somos estudantes desta IEs temos que pagar? Não devemos pagar para ter um cadastro e ter direito a usufruir de algo que é nosso, conquistado após anos de luta, a universidade deve por obrigação oferecer um cartão de identificação individual para o aluno ou outra forma de acesso ao restaurante, mas que seja gratuito.

Diariamente são oferecidas 1200 refeições, mas estas de acordo com depoimentos dos próprios alunos tem pouca quantidade de alimento, o bandejão é na verdade uma bandejinha que não supre a necessidade física para manter um aluno satisfeito e apto para desenvolver suas atividades.

Além do preço que nos foi IMPOSTO de 0,80 centavos, por que digo IMPOSTO? Durante o período de negociações com a reitoria para a construção e efetivação do R.U. a Pró-reitora de Administração Cileide nos garantiu que o preço do bandejão seria de 0,49 centavos, uma quantia razoável, mas temos de lutar pela gratuidade do bandejão.

Outra questão que devemos analisar, para atingir a qual público o R.U. foi efetivado? Se foi para beneficiar todos os alunos desta IEs devemos rever o horário de funcionamento do mesmo, pois sabemos que as aulas da URCA são previstas para acabar 11:00 da manhã, porém acaba por volta de 10:30, horário este que deveria ser o de início de funcionamento do mesmo, das 10:30 às 12:30 e pela noite das 18:00 às 21:00 horas, pois sabemos que temos muitos estudantes que vem de fora e muitas vezes por questão de tempo, melhor dizendo da falta dele esses alunos não tem condições de se alimentar direito. Por isso o horário de bandejão deve favorecer a todos os estudantes desta IEs.

No horário de meio-dia o sol é bastante prejudicial a saúde, mas essa não foi uma análise feita pela IEs, já que os estudantes, professores e funcionários enfrentam fila para almoçar no R.U., contudo eles tem de ficar no sol até que chegue a sua vez, pois não existe uma estrutura apropriada para suportar as filas.

Para finalizar as questões devemos ressaltar a falta de instrução de acesso ao R.U. no interior da universidade, pois deveria ter um pequeno mapa de acesso no interior da universidade, já que boa parte dos estudantes nem ao menos sabe onde vem a ser os laboratórios da URCA, ou o seu estacionamento.

Não podemos deixar de reconhecer que a construção e efetivação do Restaurante Universitário foi uma grande conquista do MOVIMENTO ESTUDANTIL COMBATENTE E DA ANEL, porém ela é só o começo de uma grande Luta que ainda temos de enfrentar, por um ENSINO DE QUALIDADE JÁ!

Um comentário:

  1. Tá muito boa....
    axo q o horário deve ser das 10:30 as 13HS...ja q atualmente funciona até as 13, ñ vejo pq regredir!

    ResponderExcluir