quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Passagem (não) pode subir para R$ 2,20 em Fortaleza!

Segundo matéria retirado do Diário do Nordeste (para ver, clicar aqui), nessa terça (08/02), aconteceu uma reunião no Paço Municipal de Fortaleza entre a prefeita Luizianne Lins, o presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ademar Gondim, e representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).
Nessa reunião, o Sindiônibus colocou a proposta de que a passagem em Fortaleza seja aumentada para
R$2,20 (atualmente ela é de R$1,80), o que representaria um aumento de 22% - o maior aumento percentual de passagens de ônibus do País. Em São Paulo o reajuste foi de 11%, no Rio 6,4%, Belo Horizonte 6,5%, Porto Alegre 10,20%, Recife 8,66% Salvador 8,6% e Natal 10%.
Os empresários alegam que a nova tarifa seria para cobrir os custos decorrentes do reajuste de 7% no salário dos motoristas e cobradores, concedido peja Justiça do Trabalho no final do ano passado. A Etufor por sua vez, coloca que fará uma análise das argumentações do Sindiônibus que será repassada para a prefeita Luizianne Lins, para que ela conduza todo o processo e decida se a passagem sofrerá aumento ou não.

Diante disso, segue abaixo a posição nacional da Anel sobre o tema, a qual a Anel-CE reafirma na luta contra o aumento de passagem em Fortaleza!:

Lutar contra os aumentos das passagens de ônibus em todo o país e batalhar pelo Passe Livre Nacional!

Dezenas de cidades do país estão aumentando o preço de suas tarifas de ônibus. São Paulo e Aracaju apresentam os aumentos mais abusivos, com reajustes de 11,11% e 16%, respectivamente. Salvador e Recife também encabeçam os grandes aumentos, com um reajuste de 8,6%, em ambas as cidades. São Paulo é a maior tarifa do Brasil – 3 REAIS (!) - e Salvador, a maior tarifa do Nordeste.

Com isso, a maior parte da população brasileira vai pagar uma conta que não é sua. Prefeituras e governos estaduais têm suas campanhas eleitorais financiadas por empresários do transporte que aguardam ansiosamente o início do ano, quando têm esse “favor” devolvido. O que é mais absurdo é que esses aumentos ocorrem junto com um aumento irrisório do salário mínimo, que significa apenas 1 real a mais por dia, e o aumento da passagem foi de sessenta centavos – isso se for usado apenas 1 ônibus pra ir e 1 ônibus pra voltar.

A juventude brasileira sofre seriamente as conseqüências desses aumentos. Ter acesso ao emprego, educação, saúde, cultura e lazer significa também garantir que os jovens possam se locomover nas cidades. O transporte público é um direito da população e um dever do Estado.

Desde a década de 1960, as empresas de transporte começaram a tomar conta deste setor e com isso, o que passou a vigorar sobre as tarifas, sobre as condições dos ônibus e sobre as condições de trabalho dos motoristas e cobradores foi a lógica do lucro. Ao mesmo tempo em que as linhas de ônibus são insuficientes, com ônibus lotados, com péssimos salários aos trabalhadores do setor, as passagens estão ficando cada vez mais caras. Da década de 1960 para cá, a privatização tomou conta do transporte público brasileiro, transformando um direito muito caro à população em uma mercadoria.


PASSE LIVRE JÁ BRASIL!

No entanto, o aumento abusivo e a necessidade de combatê-lo não pode deixar de lado uma luta justa e necessária, que temos de construir através das mobilizações que ocorrem em algumas cidades do país. O Passe Livre para a juventude e para os desempregados é parte importante da garantia do acesso ao emprego, educação, saúde, cultura e lazer.

O direito ao Passe Livre é uma responsabilidade do Estado, portanto, o governo de Dilma Roussef deveria emitir uma Lei Nacional que garanta a existência e o financiamento desse direito para todos os jovens e desempregados, o que infelizmente não vimos acontecer durante os 8 anos de governo Lula. Os trabalhadores deveriam pagar tarifas que estivessem de fato relacionadas à manutenção dos ônibus, o que seria possível se o Estado fosse o responsável por garantir esse direito à população.

O Passe Livre está longe de ser uma utopia, afinal grandes cidades do país, como o Rio de Janeiro, já possuem o Passe Livre, conquistado com grandes lutas e mobilizações de jovens e trabalhadores. Esses exemplos devem ser combustíveis para nossa luta atual em São Paulo, Salvador, Recife, Aracaju, Curitiba, etc. A ANEL está e estará sempre presente com força em defesa de mais esse direito da juventude brasileira.


- Contra o aumento das passagens de ônibus!

- Passe Livre Já Brasil! Para estudantes e desempregados!

- Estatização imediata do Transporte público!


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