terça-feira, 12 de outubro de 2010

E a classe trabalhadora (não) pára!

A categoria bancária em greve desde o dia 29 de setembro está disposta a lutar por suas reivindicações.

A greve da categoria cresce é já paralisou em todo Brasil mais de 6 mil agências. Com a eleição presidencial indo para segundo turno, os bancários prometem pressionar o governo Lula para arrancar um acordo que beneficie verdadeiramente a categoria. Os banqueiros ganharam muito neste governo e eles não tem justificativa para não atender as reivindicações dos trabalhadores.


"Querer pagar somente a reposição da inflação sem aumento real dos salários é um desrespeito à categoria bancária", declara o membro do MNOB/SP (Movimento Nacional de Oposição Bancária), Wilson Ribeiro, que justifica sua posição devido aos lucros de R$ 21,3 bilhões obtidos pelos cinco maiores bancos no primeiro semestre deste ano.


"Os banqueiros têm sido uma das categorias mais beneficiadas durante o governo Lula, aproveitando para ampliar seus lucros sem querer gastar um centavo a mais com os bancários. Não podemos permitir isso", diz Wilson.


O MNOB, ligado à CSP-CONLUTAS, acredita que diante da alta lucratividade dos bancos no último período, os sindicatos, de maioria cutista, deveriam pedir mais que os 11% que estão sendo reivindicados na mesa de negociação.


Os bancários do Banco Regional de Brasília (BRB) já conseguiram arrancar 12% de reajuste, isonomia e estabilidade no emprego, comprovando que é possível exigir uma proposta melhor em negociação específica do que na Mesa Única da Fenaban.


--


E na Europa...


Os membros da Central Sindical e Popular - Conlutas Dirceu Travesso e Sebastião Carlos participaram das manifestações no dia 29 de setembro, na Espanha, que ocorreram com mais de 10 milhões de trabalhadores nas ruas!


Um comentário:

  1. Greve dos bancários termina nesta quarta-feira com acordos rebaixados e puxada de tapete pela CUT
    - notícia do site da CSP-Conlutas
    http://www.cspconlutas.org.br/site1/exibedocs.asp?tipodoc=noticia&id=5528

    Greve continua em alguns estados - A paralisação dos bancários continuou no Banco do Brasil do Rio Grande do Sul e Ceará. A greve foi mantida também na Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Pará e Amapá. No Basa (Banco da Amazônia) a greve também continua. Os sindicatos do Maranhão e Rio Grande do Norte e no interior de São Paulo em Bauru, rejeitaram a proposta, mas acataram a decisão da maioria do país e encerraram a greve.

    ResponderExcluir