(Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=851636)
Segundo o Spaece, 45,3% dos estudantes avaliados não têm domínio sobre as quatro operações matemáticas
Segundo dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2009, divulgados ontem pela Secretaria de Educação Básica do Estado (Seduc), das 482 instituições estaduais avaliadas em todos os municípios, nenhuma escola atingiu o índice adequado. Na avaliação de matemática, por exemplo, apenas duas instituições chegaram à média intermediária e, na língua portuguesa, somente 15 instituições obtiveram esse índice.
Em relação aos estudantes, os resultados também não são animadores. Para se ter uma ideia, 45,3% atingiram o nível muito crítico, ou seja, não têm o domínio sobre as quatro operações matemáticas, e somente 4,7% apresentaram o nível adequado. Em relação à língua portuguesa, 38,6% dos alunos avaliados só leem frases curtas na ordem direta e não sabem desenvolver textos simples. Apenas 5,9% dos estudantes atingiram o índice adequado na avaliação.
14,8% dos alunos desistem de estudar
As condições socioeconômicas, a inserção prematura no mercado de trabalho e a falta de incentivo da família são fatores que, segundo a secretaria de Educação do Ceará, Izolda Cela, colaboram para o grande número de alunos que abandonam a sala de aula antes de concluir o curso. Conforme dados da Seduc, no ano passado, 14,8% dos estudantes do Ensino Médio desistiram de estudar.
--
Não é por acaso que apenas cerca de 13% da juventude consegue chegar ao Ensino Superior...!
E o Novo Enem, diminui as disparidades entre as escolas públicas e as particulares?
Facilita pra quem??
--
Não é por acaso que apenas cerca de 13% da juventude consegue chegar ao Ensino Superior...!
E o Novo Enem, diminui as disparidades entre as escolas públicas e as particulares?
Facilita pra quem??
Nenhum comentário:
Postar um comentário