sábado, 9 de julho de 2011

Carta à Injustiça Social

"NÃO SOU CAPACHO DO governo federal, SOU ESTUDANTE LIVRE DA ASSEMBLEIA NACIONAL"

Por Roberta Dominici*
À caríssima senhora, Injustiça Social.

Venho por meio desta, cordialmente dizer-lhe quem são estes baderneiros, senhora. Pedimos que não se sentisse agredida, por enquanto, já que estamos apenas começando nossa guerra possante de línguas de fogo.

Viemos trazer à sua ciência a resposta da pergunta que fizeste ao ver-nos caminhando a passos pesados e ligeiros procurando fita durex e caneta colorida para assim nos armar contra ti. Assustaste? Sabemos que sim. É claro que ficarias preocupada, mesmo porque somos... Calma...

Observaste nossas correrias, nossa rifa, e o passar de horas a fio pedindo dinheiro nos sinais de trânsito, depois contando cada centavo como se os tivéssemos ganhado na loteria. Alguns de nós, a perder aulas na faculdade, outros saindo direto do trabalho para os ditos pedágios. Fizemos reuniões várias vezes por semana. Preparamos coisas para dizer, coisas para fazer, alguns choraram e se recompuseram rapidamente. Sim, somos um bando de conspiradores e estamos todos contra você.

Tentaste até nos derrubar no último momento antes do que seria nosso primeiro grande golpe contra sua existência. Por conta disso alguns não estiveram presentes no evento meticuloso que organizamos, por outros motivos pessoas extremamente importantes para nós também não estiveram. Tivemos crises de ódio, falamos palavrões consecutivos (expressões horrorosas!), mas você não sabia não é? Somos altamente perigosos e perigosas, e pior, somos birrentos, altamente birrentos e vorazes, pessoas que podem e nessa leva um dia vão acabar com a sua vida. É este o nosso projeto.

Acordamos cedo e marcamos um encontro, pegamos um ônibus, atônitos e cheios de amor e ódio. No caminho, o pneu furou (estamos rindo disto), não gastamos energia com raivinhas, fomos jogar bola ou dormir. Dois dias de viagem e chegamos.

Estávamos sedentos de... Algo que não sei de exato o quê, mas faço uma idéia. Dois dias num ônibus. Poderíamos ter nos irritado, mas nossa sede de vingança é tanta, que nos fez organizar debates durante a viagem, foram intervenções cambaleantes nos buracos da estrada, porém sólidas e violentas no conteúdo.
Chegamos ao nosso destino numa noite fria, e calculistas nos destinamos ao jantar, ansiosos e prepotentes. Iniciamos no dia seguinte nossa trajetória de guerra. Fizemos intervenções avassaladoras, tiramos atos grandiosos, reclamamos e propusemos soluções, exigimos sermos escutados e atendidos. Compramos camisas com poesias e frases de luta e as exibimos com êxito. Pela noite nos encaminhávamos às festas, bebidas e aos amores que qualquer viagem proporcionaria, porém, mesmo na madrugada fria que se fazia quente por conta dos corpos que se colavam, sabíamos por que estávamos ali, sabíamos o que queríamos e sem dúvida lutaríamos novamente assim que amanhecesse.

Houve no último dia, deste nosso início, uma Plenária “final”, onde consolidamos nossas decisões tiradas nos grupos de debate. Lemos cada proposta com atenção, levantamos nossos crachás com fé, uma fé inenarrável num futuro magistral, que é o que queremos e merecemos.

Gritamos com afinco palavras de ordem, que refletiam nossa indignação e levante de luta, nos enfrentamos entre si, para o nosso crescimento, discutimos, fomos provocados, e talvez provocamos, também. Fizemos alianças importantíssimas com a classe trabalhadora, explorada como nós, nossos pais e professores, e até com a polícia. Sem falsa modéstia, uma ação de alta esperteza de nossa parte.

Ficamos roucos, mas não paramos de falar, aliás, como sempre acontece nessa redoma cortante que é a casa onde tu nos prendeste há anos, e de onde queremos sair. Ficamos doentes, e saímos doentes para te combater, esquecendo deste fato. As doenças se tornaram todas secundárias, porque o que nos interessava, era e é o simples fato de que queremos a sua cabeça numa bandeja, para assim atear fogo nela.

Terminamos o evento, não com a sensação de dever cumprido, mas de dever iniciado a se cumprir, queremos sempre mais.

Na volta, o cansaço nos agarrava, porém nada que impedisse a ciência de todos, de que precisaríamos de mais um debate, para um breve balanço. Era unânime, ou pelo menos quase, o fato do evento ter sido magnífico.

Hoje, estamos em casa, de volta à vida normal: trabalho, escola, faculdade. Ainda temos no corpo as marcas de uma semana de energias gastas, estamos nos recuperando. Na alma, a sensação de vitória de uma batalha vencida. Imagino como esteja a senhora. Sim. Alguns pontos na cabeça, um braço, perna ou dente quebrado, aqui e ali. Perdoe a sinceridade, mas ficamos extremamente felizes por suas dores. Como se diz aqui no Ceará: “começa assim, depois piora!” E vamos nos dedicar para que piore.

Até porque, não somos um exercito com um número limitado de soldados, somos um exercito que cresce a cada dia, visto nosso evento, por volta de 1.700 estudantes, universitários e secundaristas de 23 estados do país. Todos, volto a dizer, com o projeto de sua morte imediata. Nossas armas? Nossas línguas de fogo, que atravessam mundos por sua força, nossos cérebros dotados de inteligência e perspicácia, nossas mãos calejadas do trabalho árduo, nossos pés cansados que andam à cata de alimento libertário, nossa sede de vingança e o ódio com o qual tu nos criaste desde crianças.

E nossa luta não termina aqui, começa. Estamos atrás de você, e vamos te pegar. Isso não é uma ameaça, é um aviso.

Nasce uma nova organização de estudantes. Estudantes que são todos, ao mesmo tempo, professores, pedreiros, bombeiros, servidores públicos, trabalhadores explorados por você há tantos anos. Estudantes, pessoas sedentos de vingança. Pessoas cansadas de ver tua cara de pau por toda parte da cidade, pessoas conscientes e que conscientizam, exaustas do contraste que tu causas em nossos lugares, em nosso país, em nosso mundo. Fatigados dessa terra sem dono, sem justiça. Desse sistema que gera dor, fome, miséria, cansados e cansadas, dessa exploração, dessas opressões, desses medos cotidianos. Só queremos o fim desse sofrimento. Só queremos não ouvir mais o seu nome, cara destinatária. E vamos lutar para isso.

Somos lutadores e lutadoras, militantes, da Assembléia Nacional dos Estudantes, e mais, somos livres e queremos ser mais ainda. Livres de você.

Estudante de Letras na UFC que constrói a ANEL - CE.

5 comentários:

  1. Que pancada, Roberta!

    E como sempre, é sempre muito bom ler teus textos. Tuas palavras, muito bem articuladas, diga-se de passagem, são relatos de lutas presentes e alimento para aquelas que ainda virão.

    Fortaleçamos, pois, a Assembleia Nacional de Estudantes - Livre (Anel) e a luta contra essa tal senhora.

    Um abraço imenso, camarada.
    Camila Chaves

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Roberta. Acho que ninguém poderia usar melhores palavras para descrever as mazelas sociais, que estamos cansados de ver todos os dias em todos os lugares da nossa cidade como tu falou.

    Parabéns pelo texto-desabafo que é de todos nós.

    ResponderExcluir
  3. Maaasaaa... PARABÉNS ROBERTA! Li o texto do começo ao fim! Perfeito! PARABÉNS! Esta é realmente nosso desabafo e nossa LUTA COTIDIANA! Vamos juntos, construir A Assembléia Nacional dos estudantes - Livre!

    ResponderExcluir
  4. Roberta companheira, fiquei sem palavras.... O que nos fortalece enquanto militantes é ver você nos encantar com tão belas palavras de luta, e que essas palavras se transformem em armas e que essas armas se transformem na luta dos trabalhadores contra as mazelas do capitalismo!!
    Somos todos bombeiros, professores, jovens e trabalhadores!!
    Somos da ANEL porque o novo pede passagem...

    Abraços camarada!
    Beijos e flores
    Dani

    ResponderExcluir
  5. É isso aí galera!
    Nossa luta esta apenas começando!
    Avante companheiras e companheiros!
    Construir uma nova sociedade, a partir da morte dessa pilantra!
    kkkkkk...
    Se cuida minha filha, ANEL esta pedindo passagem!

    Roberta Dominici

    ResponderExcluir