Em Fortaleza, nos dias 26 e 27 de junho de 2010, aconteceu a II Assembleia Estadual da Anel! Estudantes secundaristas e universitários de Fortaleza, Cariri, Limoeiro (além de Messias, de Crateús, e Marcos, de Sobral ;P) puderam debater com muita qualidade em mesas, GT’s e plenárias que ocorreram nos dois dias. Definiram-se os marcos gerais para a construção da Campanha pela Qualidade do Ensino por aqui e entre outras coisas, aprovou-se uma nova Comissão Executiva Estadual da Anel e um novíssimo GT de Opressões! Agora é impulsionar a Anel no Ceará, arregaçar as mangas e colocar o que tiramos de reolução pra prática!
Eu sou de luta! Sou radical! Sou estudante livre da Assembleia Nacional!
>Realizar atividades com calouros, que busquem dialogar sobre o tema das opressões;
>Realizar calouradas temáticas e politizadas contra as opressões;
>Lutar pela criação de creches nas universidades;
>Que se defenda cotas raciais nas universidades e que se acumule o debate em defesa de cotas étnicas;
>Que a ANEL-CE tenha como uma de suas bandeiras: “Pelo fim da guerra interna na periferia!”;
>Criar alternativas através das quais possamos nos inserir na periferia;
>Realizar, a partir da ANEL-CE e do Movimento Mulheres em Luta, atividades través das quais se possa dialogar com a periferia;
>Que seja criado um GT de opressões que organize um fórum estadual deliberativo sobre opressões;
>Que o GT de opressões tenha como um de seus papeis fiscalizar e educar os ativistas em torno do combate às opressões.
>Nos debates sobre cultura, considerar as especificades culturais;
>Realizar Seminário cujo centro da discussão seja cultura.
>Efetivar a Campanha pela Qualidade do Ensino;
>Que em cada localidade, a ANEL-CE priorize suas lutas especificas, a fim de, a partir destas, dialogar com os processos de lutas nacionais, compreendendo que os ataques à educação perpassam por um fenômeno global no capitalismo;
>Que a ANEL-CE aprofunde o trabalho com os secundaristas;
>Não dicotomizar a luta de universitários e secundaristas;
>Lutar por passe livre para universitários e secundaristas;
>Produzir material para os secundaristas sobre a ANEL; “Professor efetivo já!” como bandeiras das estaduais;
>Lutar pela valorização do profissional do magistério;
>Lutar por carteirinha para os estudantes do interior;
>Continuar a batalha contra o Novo Enem;
>Realizar atividades de apresentação da ANEL.
-Pela construção de mais escolas públicas
-Por creche nas escolas, que amparem os filhos dos estudantes e servidores;
-Por bibliotecas públicas de qualidade
>Que a ANEL-CE construa oficinas que façam o debate sobre a violência nas escolas públicas da periferia;
>Que a ANEL-CE proponha debates de amadurecimento político-educacionais focando a relação professor-aluno.
Estaduais
>Realizar o repasse da II Assembleia Estadual para todas as universidades;
>Ter como eixos da Campanha pela Qualidade do Ensino nas estaduais:
-Por bandejão do interior, Fafidam e Urca;
-Por carteirinhas pro estudantes do interior da UECE, UEVA E URCA;
-Por uma expansão de qualidade e contra a privatização nas estaduais;
-Por residências universitárias na capital e no interior;
-Pela democracia interna nas universidades;
-Contra o Novo Enem nas estaduais;
-Por assistência estudantil nas universidades;
-Por transporte público e gratuito para estudantes da Fafidam que se deslocam de outras cidades;
-Contra o projeto da reforma universitária que tratam de centros universitários;
-Campanha “Quem dera ser um peixe”;
>Discutir e construir o 1º Congresso Nacional da ANEL;
>Fazer um balanço das atividades de um ano da ANEL ligando-o à necessidade de construção do 1º Congresso Nacional da ANEL;
>Aprofundar o debate sobre a federalização das estaduais;
>Articular centros acadêmicos e coletivos de todas as universidades e garantir apoio a diversas atividades realizadas pela ANEL;
>Relacionar as atividades das Universidades com a ANEL;
>Criar um Blog ANEL-CE e Comunidade do orkut ANEL-CE.
>Conhecer e discutir sobre o 1º Congresso Nacional da Anel;
-“Os estudantes não podem pagar pela a expansão sem qualidade do reuni!”
-“Por uma política de assistencial estudantil que realmente garanta a permanência dos estudantes na universidade!”;
>Debater sobre e construir o 1º Congresso Nacional da Anel na base dos cursos;
>Que a ANEL-CE apóie a luta do COREU;
>Que a ANEL-CE construa o Congresso de Estudates da UFC na base dos cursos;
>Que a ANEL-CE batalhe pela construção de uma tese que contemple os princípios e o debate da anel e que a mesma seja amplamente divulgada e trabalhada na base;
>Atuar na primeira semana de aulas apresentando a ANEL para os estudantes, em especial os calouros.
>Que a ANEL-CE tente mandar 2 estudantes para acompanhar a 3ª Assembléia Nacional da ANEL;
>Que a ANEL-CE procure construir a unidade com os ativistas de esquerda que estão nas lutas;
>Que seja dado apoio político e material a chapas que disputam eleições para CA’s, DCE’s e Grêmios nas quais a ANEL esteja inserida e que também sejam feitas moções de apoio a essas chapas;
>Que a ANEL-CE discuta sobre finanças nos seus fóruns;
Que a ANEL-CE promova espaços de formação político-teórica.
Que a ANEL-CE arque com o prejuízo dado à divisória da Sede Estadual da Conlutas;
Eu sou de luta! Sou radical! Sou estudante livre da Assembleia Nacional!
Resoluções
Combate às Opressões
>Dialogar com a base sobre as opressões;>Realizar atividades com calouros, que busquem dialogar sobre o tema das opressões;
>Realizar calouradas temáticas e politizadas contra as opressões;
>Lutar pela criação de creches nas universidades;
>Que se defenda cotas raciais nas universidades e que se acumule o debate em defesa de cotas étnicas;
>Que a ANEL-CE tenha como uma de suas bandeiras: “Pelo fim da guerra interna na periferia!”;
>Criar alternativas através das quais possamos nos inserir na periferia;
>Realizar, a partir da ANEL-CE e do Movimento Mulheres em Luta, atividades través das quais se possa dialogar com a periferia;
>Que seja criado um GT de opressões que organize um fórum estadual deliberativo sobre opressões;
>Que o GT de opressões tenha como um de seus papeis fiscalizar e educar os ativistas em torno do combate às opressões.
Cultura
>Criar oficina de cultura, com caráter politico, que tenha o interesses de chega à base das universidades, escolas e comunidades, englobando toda a noção de cultura, precedida de uma análise sobre as características locais;>Nos debates sobre cultura, considerar as especificades culturais;
>Realizar Seminário cujo centro da discussão seja cultura.
Educação
>Fortalecer o trabalho de base da ANEL;>Efetivar a Campanha pela Qualidade do Ensino;
>Que em cada localidade, a ANEL-CE priorize suas lutas especificas, a fim de, a partir destas, dialogar com os processos de lutas nacionais, compreendendo que os ataques à educação perpassam por um fenômeno global no capitalismo;
>Que a ANEL-CE aprofunde o trabalho com os secundaristas;
>Não dicotomizar a luta de universitários e secundaristas;
>Lutar por passe livre para universitários e secundaristas;
>Produzir material para os secundaristas sobre a ANEL; “Professor efetivo já!” como bandeiras das estaduais;
>Lutar pela valorização do profissional do magistério;
>Lutar por carteirinha para os estudantes do interior;
>Continuar a batalha contra o Novo Enem;
>Realizar atividades de apresentação da ANEL.
Secundaristas
>Construir a Campanha pela Qualidade do Ensino com os eixos:-Pela construção de mais escolas públicas
-Por creche nas escolas, que amparem os filhos dos estudantes e servidores;
-Por bibliotecas públicas de qualidade
>Que a ANEL-CE construa oficinas que façam o debate sobre a violência nas escolas públicas da periferia;
>Que a ANEL-CE proponha debates de amadurecimento político-educacionais focando a relação professor-aluno.
Estaduais
>Realizar o repasse da II Assembleia Estadual para todas as universidades;
>Ter como eixos da Campanha pela Qualidade do Ensino nas estaduais:
-Por bandejão do interior, Fafidam e Urca;
-Por carteirinhas pro estudantes do interior da UECE, UEVA E URCA;
-Por uma expansão de qualidade e contra a privatização nas estaduais;
-Por residências universitárias na capital e no interior;
-Pela democracia interna nas universidades;
-Contra o Novo Enem nas estaduais;
-Por assistência estudantil nas universidades;
-Por transporte público e gratuito para estudantes da Fafidam que se deslocam de outras cidades;
-Contra o projeto da reforma universitária que tratam de centros universitários;
-Campanha “Quem dera ser um peixe”;
>Discutir e construir o 1º Congresso Nacional da ANEL;
>Fazer um balanço das atividades de um ano da ANEL ligando-o à necessidade de construção do 1º Congresso Nacional da ANEL;
>Aprofundar o debate sobre a federalização das estaduais;
>Articular centros acadêmicos e coletivos de todas as universidades e garantir apoio a diversas atividades realizadas pela ANEL;
>Relacionar as atividades das Universidades com a ANEL;
>Criar um Blog ANEL-CE e Comunidade do orkut ANEL-CE.
Pagas
>Organizar um Seminário da ANEL-CE que discuta as questões das pagas, no intuito de fortalecer e construir a ANEL nas pagas, precedidos por pré-seminarios a serem realizados em cada escola.>Conhecer e discutir sobre o 1º Congresso Nacional da Anel;
Federais
>Construir a Campanha pela Qualidade do Ensino na capital e no interior baseado nos seguintes eixos:-“Os estudantes não podem pagar pela a expansão sem qualidade do reuni!”
-“Por uma política de assistencial estudantil que realmente garanta a permanência dos estudantes na universidade!”;
>Debater sobre e construir o 1º Congresso Nacional da Anel na base dos cursos;
>Que a ANEL-CE apóie a luta do COREU;
>Que a ANEL-CE construa o Congresso de Estudates da UFC na base dos cursos;
>Que a ANEL-CE batalhe pela construção de uma tese que contemple os princípios e o debate da anel e que a mesma seja amplamente divulgada e trabalhada na base;
>Atuar na primeira semana de aulas apresentando a ANEL para os estudantes, em especial os calouros.
Anel (de um modo geral)
>Que a prioridade da ANEL-CE no próximo período seja, além da Campanha pela Qualidade do Ensino, a construção pela base do 1º Congresso Nacional da ANEL;>Que a ANEL-CE tente mandar 2 estudantes para acompanhar a 3ª Assembléia Nacional da ANEL;
>Que a ANEL-CE procure construir a unidade com os ativistas de esquerda que estão nas lutas;
>Que seja dado apoio político e material a chapas que disputam eleições para CA’s, DCE’s e Grêmios nas quais a ANEL esteja inserida e que também sejam feitas moções de apoio a essas chapas;
>Que a ANEL-CE discuta sobre finanças nos seus fóruns;
Que a ANEL-CE promova espaços de formação político-teórica.
Que a ANEL-CE arque com o prejuízo dado à divisória da Sede Estadual da Conlutas;
Coordenação Executiva
Que a Coordenação acompanhe a UEVA(Sobral) e FAEC(Crateús).
Fortaleza:
Jaíne (secundarista);
Juliana (UFC);
“P.C.” (UECE);
Talita (Unifor);
2 pessoas do coletivo Lutar & Construir.
Cariri:
Amélia;
Carlos;
Italo.
Limoeiro:
Ednardo (secundarista);
Gilson;
Igor;
Ivonilson “Cegão” (suplente);
Janine;
Lana (secundarista);
Mário.
GT de Opressões
Dayse (URCA);
Jéssica (URCA);
Kélbia (Fafidam);
Lana (secundarista);
Lara (UFC);
1 pessoa do coletivo Lutar & Construir.
GT de Cultura
Robinson
Jaíne (secundarista);
Juliana (UFC);
“P.C.” (UECE);
Talita (Unifor);
2 pessoas do coletivo Lutar & Construir.
Cariri:
Amélia;
Carlos;
Italo.
Limoeiro:
Ednardo (secundarista);
Gilson;
Igor;
Ivonilson “Cegão” (suplente);
Janine;
Lana (secundarista);
Mário.
GT de Opressões
Dayse (URCA);
Jéssica (URCA);
Kélbia (Fafidam);
Lana (secundarista);
Lara (UFC);
1 pessoa do coletivo Lutar & Construir.
GT de Cultura
Robinson
Nenhum comentário:
Postar um comentário