segunda-feira, 17 de junho de 2013

O papel vergonhoso do jornal Estadão diante dos protestos nacionais.

Que o Brasil está sendo sacudido por protestos todos já sabemos, e isso alegra muito a nós, estudantes da ANEL, por entendermos que somente mobilizados em ações como essas seremos vitoriosos em nossa luta constante por uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Todas essas mobilizações tiram os governos do seu local de conforto, criando uma divisão clara de interesses. De um lado os trabalhadores e estudantes que precisam de melhorias urgentes em todos os setores sociais, do outro lado os governantes que preferem resolver a sós como vão superfaturar, desviar investir nesses setores.

Entretanto, existe um terceiro setor, muitas vezes comprometido com governos e grandes empresas, que usa seu poder de comunicar em grande alcance para difundir informação contra as mobilizações populares, trata-se da mídia.

É claro que diante de grandes protestos como os que estamos vivendo a mídia não poderia mentir descaradamente porque uma parcela significativa da população para qual ela se dirige está presenciando esses protestos a olhos nus. O que resta para que eles possam beneficiar o seu lado é minar o movimento com calúnias. Por fim, chegamos ao ponto central desse texto, a matéria mentirosa que o jornal Estadão publicou no dia 16 de Junho alegando que os manifestantes da ANEL e o Movimento Passe Livre (MPL), vão “filmar e denunciar a ação de vândalos” durante o ato.

Aproveitamos o espaço para fazer um convite franco ao jornal Estadão. Convidamos o Estadão a cumprir seu papel de informar os fatos para a sociedade com seriedade e veracidade. E para os redatores do Estadão, que enfrentam uma jornada dura de trabalho, muitas vezes sofrendo repressão policial na cobertura dos atos e que ao retornarem para as redações são forçados a não escreverem a verdade, temos somente um recado: estamos do mesmo lado.

Deixamos claro que "filmar e denunciar" não é e não foi em momento algum o posicionamento da entidade e que nenhuma informação foi passada nesse sentido. A ANEL e outros movimentos vão filmar a luta histórica dos estudantes e trabalhadores contra o descaso dos governos, que bancam a farra das empresas de ônibus e deixam a saúde e a educação para último plano. Somos contra toda e qualquer repressão policial e vamos as ruas porque em São Paulo, Fortaleza e no Brasil #amanhãserámaior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário