sexta-feira, 28 de março de 2014

Vitória dos trabalhadores! Mais um sindicato a serviço das lutas no Ceará.

A vitória da Chapa 10 nas eleições do SINTUFCe - Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Ceará - representa mais um passo em nosso Estado contra a burocracia sindical da CUT e o descaso de Governo Federal (Dilma) com a Educação. O valor dessa vitória se multiplica em um ano como 2014 que anda fértil no terreno das lutas.

Para nós que compomos o DCE da UFC e construímos a ANEL no Ceará a expectativa é de fortalecer ainda mais as lutas na UFC por uma Universidade pública, gratuita e de qualidade ao lado de cada trabalhador da nossa universidade e consequentemente ao lado da nova gestão do sindicato.

O mês de Março armou os lutadores e lutadoras de todo o país para as lutas que virão. O Espaço Nacional de Unidade de Ação, com mais de 2.500 participantes de todo o país e a vitória da Chapa 10 representam isso. Abril que nos aguarde, porque a luta só tem crescido e não vai parar!

Assinam essa nota:
Pâmela Oliveira – Diretora do Campus do Pici do DCE/UFC e Membro da Executiva Nacional da ANEL
Max Nunes – Diretor de Esportes do DCE/UFC e Membro da Executiva Estadual da ANEL
Natália Lidia – Diretora de Finanças do DCE/UFC e Membro da Executiva Estadual da ANEL

NOTA EM APOIO À CHAPA 10 para as eleições do SINTUFCe: VAMOS À LUTA COM ÉTICA E TRANSPARÊNCIA – CSP-Conlutas.

Desde junho do ano passado nosso país está cercado de lutas. A exemplo da juventude que foi as ruas lutar contra as injustiças da copa; dos milhares de trabalhadores que se organizaram em paralisações; dos petroleiros que fizeram uma bela greve contra os leilões do petróleo. Mais recentemente vimos a luta dos garis, não só contra os governos de Cabral e de Paes, mas contra a burocracia sindical que nem de longe defende os interesses dos trabalhadores. Devemos organizar o Movimento Estudantil da UFC para estar ombro a ombro com os trabalhadores e a juventude desse país.

A copa está chegando e queremos mostrar aos governos que não ficaremos calados diante de tanta injustiça, corrupção e repressão enquanto os empresários lucram bilhões com um evento que não irá nos beneficiar. Queremos que na copa tenha muita luta! Para isso, nós do DCE temos o dever de estar ao lado das categorias que estão lutando contra seus sindicatos chapa branca que se negam a tocar as reivindicações dos trabalhadores.

Diante disso, declaramos nosso apoio a Chapa 10: VAMOS À LUTA COM ÉTICA E TRANSPARÊNCIA ligada a CSP-Conlutas nas eleições do SINTUFCe – Sindicato dos Trabalhadores Federais do Estado do Ceará e achamos lamentável a atitude de alguns diretores do DCE , que negam um posicionamento político em relação as eleições de uma categoria tão importante como essa, que deve estar ao lado dos universitários da UFC nas lutas por uma educação de qualidade. 

Assinam a nota:
Natália Lidia Garcia – Diretora de Finanças do DCE/UFC
Maximiano Nunes – Diretor de Esportes do DCE/UFC
Pâmela Oliveira – Diretora do Campus do Pici do DCE/UFC
Pergentino Neto – Diretor do Campus do Porangabussu do DCE/UFC
Filipe Ramó Alcântara – Diretor de Asssuntos Estudantis do DCE/UFC

Um Final de Semana estratégico para organizar e fortalecer a luta no Brasil

Ato do Encontro Nacional do Espaço de Unidade de Ação
Na sexta-feira (21/03) a ANEL mostrou que está colada com as movimentações das massas no Brasil, organizando sua 8ª Assembleia Nacional que contou com mais que o dobro da maior Assembleia Nacional realizada anteriormente. 1.000 estudantes! O Encontro discutiu as demandas desse ano que promete ser intenso e avançou mais um passo no fortalecimento das lutas e da ANEL.

Diante do potencial do Espaço Nacional de Unidade de Ação (22/03), os governos tremeram e pressionaram a Escola de Samba Mancha Verde, onde seria realizado o encontro, que acabou cancelando o espaço dias antes. Mas isso não foi o suficiente para cessar a vontade e disposição de transformar o país que moveu jovens e trabalhadores de todos os estados para esse encontro. O Espaço aconteceu no Sindicato dos Metroviários de São Paulo e foi construído por movimentos populares, operários, estudantis, camponeses, sindicais, quilombolas, de combate ao machismo, racismo, homofobia entre muitos outros. Uma das presenças marcantes no Encontro foi a dos Garis do Rio de Janeiro (COMLURB), que recentemente travaram uma luta histórica contra a prefeitura. Os Garis do RJ afirmam que vão seguir a luta em unidade com os estudantes e trabalhadores enquanto for preciso.

Plenária de Abertura da 8ª Assembleia Nacional da ANELNo terceiro dia (23/03) aconteceu o Encontro Nacional de Negros e Negras da CSP Conlutas, que reuniu cerca de 1.500 pessoas. A discussão girou em torno da criminalização que os negros e as periferias sofrem no Brasil, com o racismo dos governos e da polícia militar.

Ao todo, os três dias reuniram cerca de 3.500 ativistas do Norte ao Sul do Brasil, contando com a presença de lutadores da África do Sul que viveram na pele a contradição de um Governo Federal que investiu mais na FIFA do que na Educação. Em três dias de organização, uma coisa ficou bastante clara: NA COPA VAI TER LUTA, e não recuaremos diante da repressão policial e das farsas dos governos!



1º Encontro Nacional de Negros e Negras da CSP Conlutas