terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Boas vindas da ANEL na UFC pros calouros de 2014.1

Parabéns, depois de pelejar muito, você alcançou o que a maioria dos jovens sonha. Agora faz parte de uma pequena minoria (cerca de 3% de jovens brasileiros) que entrou na Universidade Pública.
Aqui somos menos limitados do que nas escolas, podemos caminhar em diversos sentidos. Entretanto, sofremos com a ganância do Governo Federal, que prioriza os empresários e pouco investe na educação pública, precarizando a UFC. Por isso, convidamos você a discutir e transformar a nossa Universidade.


D.C.E
O Diretório Central dos Estudantes é uma entidade representativa dos estudantes dentro de uma Universidade, assim como os Centros Acadêmicos (C.As) ou Diretórios Acadêmicos (D.As) são representativos para cada curso. É função de um DCE estar cotidianamente lutando pelos direitos estudantis. O DCE organiza também o processo das Carteiras de Estudante (se o Prefeito parar de dificultar nossas vidas). Estaremos ao longo do ano organizando várias atividades, fiquem atentos(as).

Entrar na Universidade é só o começo
O ano de 2014 com certeza será um ano marcante em sua vida. No mesmo ano em que você ingressa na UFC, que está com diversos problemas, teremos a Copa (com mais protestos) do Mundo. A nossa tarefa, como estudantes, é fortalecer o sentimento das ruas dentro da nossa Universidade. Nesse ano não ocuparemos apenas nossas matrículas, precisaremos voltar às ruas e exigir mais verba para a Educação, porque do jeito que está, não dá!

Keep Calm e deixa de recalque
Quem acha que o governo está só em Brasília se engana. Quase tão facilmente quanto um camaleão se camufla em uma árvore o Governo se camufla no Movimento Estudantil. Por sorte, vivemos um novo momento em que as farsas dos Governos são desmascaradas em fortes protestos e também no Movimento Estudantil. Em 2013, a gestão passada do DCE (Diretório Central dos Estudantes), sumiu com 50 mil reais dos estudantes e sequer apresentou as notas fiscais dos gastos. O resultado veio no final do ano passado, quando mais de 5mil estudantes votaram nas eleições para o DCE da UFC e com 70% dos votos a gestão do DCE, "Amanhã Vai Ser Maior", foi eleita.


ANEL no DCE
Somos estudantes da UFC e construímos a ANEL (Assembleia Nacional de Estudantes - Livre), uma entidade nacional dos estudantes que existe para defender os direitos estudantis em aliança com os trabalhadores. Estivemos nos protestos por Passe Livre em todo o país e travamos uma luta cotidiana por educação pública, gratuita e de qualidade para todos.
Fazemos parte também da atual gestão do DCE da UFC. Curta nossa página no Facebook (facebook.com/ANELCeara) fique por dentro das nossas atividades e seja bem vindo(a) à UFC.