quarta-feira, 27 de março de 2013

Combate a violência contra a mulher no Ceará

O machismo, presente em nossa sociedade, ataca as mulheres todos os dias. A cada duas horas uma mulher é assassinada no Brasil e estima-se que a cada dois minutos cinco mulheres são vítimas de agressão em nosso país. Quando falamos em violência contra a mulher lembramos da Lei Maria da Penha, um importante avanço, mas que ainda precisa se materializar na vida das brasileiras. Hoje, nas cidades, faltam centros de referência, casas abrigo, delegacias de mulheres, juizados especializados e principalmente, faltam recursos. Em 2012, o governo federal cortou 6,3% do orçamento da Secretaria de Políticas Especiais para Mulheres em relação ao orçamento de 2011, o que evidencia o descaso do governo federal com essa política, mesmo em um país governado por uma mulher. Além disso, recebemos mais ataques. A nova reforma do Código Penal vai na contra mão do combate a crescente violência contra as mulheres em nosso país e pretende garantir mais segurança aos agressores machistas. A retirada do texto que qualifica a violência doméstica do atual código penal é uma tentativa de colocar esse tipo de violência nos limites dos crimes de menor porte. Isso, nós não podemos admitir.

Por entendermos a importância do combate as opressões, fazemos esse debate cotidianamente nas universidades e escolas em que estamos. Nesse ano, além da luta constante por uma melhor educação, que é um debate intenso frente a governos e reitorias, estivemos em várias campanhas contra as opressões. Nesse mês de Março a ANEL realizou debates reafirmando a necessidade das cotas nas universidades; organizou reuniões com o movimento estudantil de vários estados para combater o racismo; marcou presença nacionalmente no 8 de Março, dia internacional da luta das mulheres; e dá mais força a cada dia na campanha contra a admissão do pastor MarcoFeliciano na Comissão de Direitos Humanos, uma verdadeira ameaça para os LGBTT, negr@s e mulheres.

Aqui no Ceará, tivemos uma vitória com a construção do coletivo Sexualidade, Gênero e Classe que soma à discussão das opressões no Cariri, uma região com números alarmantes em relação a violência contra as mulheres. Fizemos também um pré-congresso da ANEL na Unifor, dia 4 de Março, apresentando a entidade para os calouros da Comunicação Social e debatendo o machismo.

Convite as(aos) estudantes de luta e feministas.

Ampliamos nossa próxima reunião da executiva estadual para debater o machismo no Ceará e convidamos todos os coletivos que discutem o tema, como o coletivo Sexualidade, Gênero e Classe, o Bando Dezessete de Maio, o coletivo Mucama e o Movimento Mulheres em Luta, para elaborarmos uma campanha em unidade contra a violência sofrida pelas mulheres em nosso estado. A reunião será dia 28 de Março (quinta-feira) as 15h no Poleiro, Centro de Humanidades II da UFC (Av. da Universidade, 2762 - Benfica).

Fora New Hit – Fortaleza

Reforçando o combate cotidiano ao machismo, estendemos o convite ao ato contra a banda New Hit, acusados de estuprar coletivamente duas fãs em agosto do ano passado. Os agressores alegam ter havido consentimento das jovens, já o laudo da perícia comprova a violência por parte da banda que, por incrível que pareça, conseguiu um habeas corpus e ainda realiza shows pelo país.
Indignados com a situação, movimentos populares já conseguiram o cancelamento de shows em Salvador, João pessoa e Delmiro Gouveia (AL). Aqui em Fortaleza a banda tem um show agendado para esse domingo, dia 31 de Março. Diante disso, a ANEL Ceará convoca todas as mulheres e homens que lutam contra o machismo para um ato dia 31 de Março (domingo) as 15h em frente a barraca Master Beach na praia do futuro (Av. Clóvis Arrais Maia, 5461), para protestar contra o New Hit.



Outras leituras: Estupradores, desçam do palco!
ANEL Ceará, rumo ao II Congresso da ANEL.
www.anelonline.com / www.facebook.com/ANELCeara / www.facebook.com/anelonline


segunda-feira, 18 de março de 2013

Tese da ANEL para o VIII Congresso de Estudantes da UFC



Os estudantes cearenses que reivindicam a ANEL elaboraram uma tese para o VIII Congresso de Estudantes da UFC, que acontece em abril de 2013. Nessa tese, apresentamos a entidade e os avanços desde sua fundação (em 2009), além da nossa caracterização sobre a conjuntura internacional e nacional e os impactos da educação no Brasil. Outros temas abordados são o combate às opressões; arte, cultura e mídia independente; saúde e a luta contra a EBSERH nas universidades federais; e produção científica na universidade.

Veja nossa tese online, clicando aqui.