quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Todo apoio a luta dos estudantes do Porangabuçu por mais seguranca no Campus!


O Campus do Porangabuçu hoje sofre um verdadeiro descaso com sua seguranca. Está imerso numa comunidade totalmente desassistida peala atual prefeitura de Fortaleza, que joga mais de 35% de seu orcamento para terceirizacoes, juros e banqueiros em detrimento de políticas públicas dignas que garantam uma revitalizacao das cercanias do Campus e por conseguinte melhor condicao de convivio no dia-a-dia da Universidade. Por outro lado, temos Diretorias de cursos dentro do Campus, como a da medicina, que se apoiam na Reitoria e dizem que a seguranca do Campus é apenas patrimonial e por isso não poderiam fazer nada para assegurar nosso percursso até ruas bem próximas do Campus. Entao perguntamos: nós estudantes não somos tambem patrimonio da universidade?

No fim da semana passada muitos presenciaram a entrada de policial em perseguicao no departamento de morfologia do nosso campus. O mesmo entrou atirando no perseguido e por muita sorte não tivemos nenhum estudante atingido. Esse episódio mostrou o despreparo da polícia. Diante da inseguranca muitos pensam em polícia armada dentro do Canpus mas o próprio ocorrido nos mostra os riscos ainda maiores que ela pode trazer a nossa seguranca. Esse foi mais um dos sustos que vemos cotidianamente no nosso Campus, pois estamos cercados por assaltos, ameacas de sequestro e muito mais, basta lembrarmos de casos como o do estudante baleado em 2009, onde os estudantes, a partir do C.A. de Medicina, fizeram um grande ato que já iniciou a luta por seguranca no nosso Campus.

Pois bem, nossa vida continua em risco e precisamos de mais seguranca no Porangas. Por isso precisamos de mais guardas universitários no Campus, construcao das guaritas ainda inacabadas e funcionamento das já construídas, desde a mobilizacao de 2009, de aumento da iluminacao do Campus, que é ainda insuficiente, garantia de transporte para ir e vir ao nosso futuro R.U., pois a previsao é que esteja pronto em dezembro e o R.U. fica em frente a lagoa do Porangabucu. Teremos de andar alguns quarteiróes e nos expormos mais caso não haja o transporte. Precisamos fazer uma grande mobilizacao e exigir da Diretoria que melhore a seguranca. Da maneira como está, nós estudantes somos os mais vulneráveis, pois não temos estacionamento garantido e precisamos estacionar distante do Campus. A Diretoria não se preocupa porque tem sua vaguinha garantida no estacionamento.

Queremos mais vagas para estacionamento!
A ANEL – Assembleia Nacional dos Estudantes Livre, entidade fundada em 2009 para potencializar a luta nacional de todos os estudantes, diante da degeneracao da UNE, vem cumprindo um importante papel na organizacao dos estudantes. A ANEL é uma entidade independente política e financeiramente e teve grande papel nas conquistas da greve nas federais esse ano.
Por isso damos total apoio, político e financeiro, a luta por mais seguranca no nosso Campus!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Cid, a UECE não pode esperar! 70 é pouco, 354 já!

 Companheiros, viemos através deste falar um pouco da situação que se encontra a Universidade Estadual do Ceará (UECE).

 Principalmente num contexto onde “nunca na história desse país a educação foi tão atacada”, como na greve dos servidores federais onde estudantes, professores e servidores de todo o Brasil, de mais de 53 universidades, lutaram contra a política educacional dos Governos Lula e Dilma, que se materializa desde 2007 com o projeto do Programa Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), que expandiu a o ensino superior público de forma irresponsável e sem verbas suficientes.

Hoje, cinco anos depois de estabelecido o decreto do REUNI, o balanço que tem temos, é a maior greve da educação superior no Brasil desde 2001.

 Mas, nos perguntamos: O que isso tem haver com nossa situação da na UECE? Hoje o governo Dilma que cortou no início do ano 55 bilhões de reais do orçamento das áreas sociais, sendo entre (2011- 2012), 5 bilhões da educação, visa expandir o REUNI para as universidades Estaduais.

 O Governo Cid Gomes, principal responsável pelos problemas da UECE, da Educação no Ceará compoe da base aliada do governo Dilma, e seguiu a mesma política cortando 1,5 milhão das verbas das universidades estaduais em 2011. Hoje a UECE sofre com falta de 354 professores efetivos, com as obras de infraestrutura que estão inacabadas como o Hospital Veterinário e o Ginásio Poliesportivo, que foram conquistas das greves passadas (2005-2008).

A pesar da vitória que tivemos com a abertura do novo R.U, nossa universidade não tem nada para comemorar. Não temos uma política de assistência estudantil que atenda a todos os estudantes e que garanta nossa permanência na universidade, sofremos com o precário acervo da biblioteca, o qual precisa de uma renovação urgente; temos poucas bolsas de iniciação científica e monitoria. Precisamos lutar para termos uma verdadeira política de permanência na universidade com o objetivo de suprir uma necessidade já existente e ainda mais com a implementação das cotas!

As poucas bolsas que temos são de trabalho que precarizam os estudantes, isentando o Governo Cid de realizar concurso para servidores efetivos, pois precisamos de mais bolsas e de reajuste para um salário mínimo.

 Por isso, a  Assembleia Nacional dos Estudantes Livre (ANEL) convocamo todas e todos os estudantes a construir no dia 8 de novembro o ato no palácio da abolição e juntos realizamos uma plenária pra decidirmos os rumos das lutas, a papel da ANEL na luta das estaduais. Agora nos dias 17 e 18 de janeiro acorrerá em Maceió-AL, a VII Assembleia nacional da ANEL, queremos debater com vocês, os rumos da educação no Brasil, a política de cotas e A luta contra as opressões.

 Pois próximo ano teremos um grande desafio que é construirmos o II congresso da ANEL que tem como objetivo preparar os estudantes para os próximos desafios que virão E tirarmos novas perspectivas para os rumos do Movimento estudantil no Brasil.

 Por isso venham conhecer a Entidade, e construir seu II Congresso. Seja também um Estudante Livre da Assembleia Nacional!

 Para denunciarmos como o governo CID Gomes vem tratando a educação. De forma precária, ditatorial e sem nenhum compromisso com a UECE. Onde a construção de um aquário de 280 milhões de reais, a Festa de inauguração do Centro de Eventos  custou 3 milhões com Plácido Domingo, e as obras da copa do mundo são prioridades, e o  que o concurso pra professor efetivo vai sair até 2015 de forma fatiada? Com  pouco mais de 70 professores para 2012, Pois queremos diz para Cid Gomes que a UECE não pode esperar pois 70 é pouco, queremos 300 já.

Chamamos a todos ao ato dia 08 de Novembro as 8:30 da manhã, concentração na UECE e ida ao palácio da abolição.
Contatos:

Le Goff - História – 8862706,
Batata – Geografia – 88548709                                   
Fernando matemática- 86625168

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Participe da VII Assembleia Nacional e da construção do II Congresso da ANEL!


Conheça nossa entidade e seja um estudante livre da Assembleia Nacional!

Programação da IV Assembleia Nacional da ANEL.


PASSO A PASSO PARA A ELEIÇÃO DE DELEGADOS(AS) PARA A VII ASSEMBLÉIA NACIONAL

1 – Divulgue no curso ou escola as informações sobre a Assembléia e divulgue o texto desta Convocatória, para que os estudantes se informem sobre os temas, a data e o local onde será realizada a Assembleia. Em breve será divulgada a Programação, que deverá também ser divulgada entre os estudantes. O credenciamento irá começar dia 16, a partir das 18h, e a programação será nos dias 17 e 18 de novembro.

2 – Na reunião da entidade/coletivo, coloque um ponto de debate sobre a participação na VII Assembleia Nacional da ANEL. A partir de um debate entre os presentes, eleja delegados(as) para representar as posições da entidade/coletivo no fórum da ANEL.

Entidade de base – CA/DA/grêmios: elege 2 delegados(as)
Entidade geral – DCE/Executiva de curso: elege 3 delegados(as)
Coletivos de oposição ou temáticos: elege 1 delegado(a)
Onde não há entidade, um coletivo de estudantes deve se reunir e seguir o critério dos coletivos (1 delegado/a)

Orientações sobre a reunião:
- Divulgar com antecedência a reunião da entidade/coletivo que irá discutir a participação na Assembléia
- Recolher uma lista de presença na reunião que votará os delegados(as)
- Preencher uma ATA com a eleição do delegado(a) que deverá ser apresentada para credenciamento

3 – Busque formas de financiamento para subsidiar a ida do delegado(a) para Maceió. Devemos discutir nas entidades e coletivos contribuições financeiras, promover campanhas financeiras, fazer solicitações aos sindicatos e universidades que contribuam com a passagem dos delegados(as).

Fonte: anelonline

sexta-feira, 2 de novembro de 2012


Fortaleza, 2 de novembro de 2012.

INFORMATIVO DA EXECUTIVA ESTADUAL DA ANEL CEARÁ
IV Assembleia Estadual da ANEL

   Nesta sexta e sábado, dia 2 e 3 de novembro, acontecerá no Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil da Região Metropolitana de Fortaleza (STICCRMF), localizado na rua Agapito dos Santos, 480 – Centro, à partir das 9:00 horas, a IV Assembleia Estadual da ANEL Ceará.
 
   As Assembleias Estaduais e Nacionais da ANEL são momentos de muita importância para a entidade, pois são sobretudo momentos de elaboração política. Assim como em tantos outros momentos e também no período que antecedeu a greve das federais, queremos hoje continuar organizando a luta dos estudantes, por dentro de uma alternativa que dê condições consequentes a nossa luta.

   Sendo assim, vemos a construção da ANEL hoje como algo urgente para a luta estudantil e durante os dias, 2 e 3 de novembro fazemos o chamado ao conjunto dos lutadores do Estado do Ceará, a virem a IV Assembleia Estadual da ANEL.

   A Saída do ônibus que levará os estudantes ao sindicato será às 9:30 horas, da rua Waldery Uchôa, na pracinha da gentilândia. Chegando ao sindicato será realizado o credenciamento. Alojamento e refeição (almoço, jantar e café da manhã) serão garantidos na inscrição que custa o valor de R$ 5,00.