quarta-feira, 30 de junho de 2010

Lançamento do Blog da Anel Ceará

É com muita satisfação que entra ao ar, hoje, O blog Estadual da Anel Ceará - Seguindo assim o processo inciado em maio de 1968 pelos estudantes Franceses onde proporcionaram, a maior investida estudantil da história.

Tal processo começou por uma luta dos estudantes da Universidade de Paris-X, em Nanterre, contra uma reforma que sucateava o Ensino Superior. Essa luta foi ganhando corpo e contou com a solidariedade do principal agente e única classe social capaz de parar a sociedade inteira: a classe operária. Daí em diante, com a junção da carga explosiva da juventude com o potencial estratégico da classe trabalhadora, a França parou e o governo De Gaulle estremeceu. Porém, aquele exemplo corria o mundo, aliado às contestações da Guerra imperialista no Vietnam, a revolução sexual em curso, a contestação à sociedade Capitalista e sua ideologia de consumo desenfreado. Dalí em diante, o mundo jamais seria o mesmo.

E o que isso tem a ver com a luta dos estudantes caririenses?!
http://tvverdesmares.com.br/cariri/Cariri/alunos-da-urca-fazem-protesto/?tv=cariri
O vídeo acima pode nos ser sugestivo... A URCA(assim como as demais Universidades Estaduais) passa por uma situação crítica. Temos uma carência, para a Universidade se manter, de 273 professores efetivos, onde o Governador se nega em fazer concurso acima de meras 60 vagas, não temos um Restaurante Universitário, nem muito menos uma Residência Universitária para @s estudates que vêm de outras cidades, o curso de Artes Visuais/Teatro está parado, assim como boa parte das cadeira de Física e Matemática e uma imensa lista de carências, as quais o Governador e a Reitoria pouco se importam.

E o que nós estudantes faremos?! Como se pôde ver no vídeo, já começamos a nos mexer. Depois desse ato, fizemos uma Assembléia massiva, onde tiramos como encaminhamentos a construção de um abaixo-assinado com a pauta de reivindicações, idas à imprensa, buscar o diálogo com os trabalhadores que estão fora da Universidade, nos articulamos diariamente para manter a luta acesa. E tal luta não pode, nem deve, para por aí. Temos que avançar no processo de mobilização, chamando tod@s estudantes a virem não só debater, mas lutar por uma URCA Pública, Gratuita, Democrática e de Qualidade. Para isso, é fundamental que reativemos o DCE(Diretório Central d@s Estudantes), há 4 anos abandonado pela UNE.

A ANEL chama a você, estudante, a vir se somar conosco nessa nossa LUTA. Nos propomos a organizar as lutas de tod@s estudantes das Universidade/Faculdades/escolas do Cariri, dialogando com o M.E da UECE, UEVA, IFET, UFC, Leão Sampaio(onde devemos levantar a bandeira de PASSE LIVRE, Já!) etc. para podermos resistir aos inúmeros ataques implementados pela [contra]Reforma Universitária do Lula/FMI/UNE/Cid Gomes.

E como dizam @s estudantes franceses em 1968:
"Não fazemos outra coisa.
Impossível é o pão em cada boca.
Uma justiça de olhos lúcidos.
Um encontro com a fonte no fim do dia.
Sejamos realistas. Exijamos o impossível"

Saudações Estudantis - LIVRES!